UA saúda resolução do Conselho de Segurança sobre força do G5 para Sahel

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, saudou o envio duma força conjunta do Grupo dos Cinco para os Estados do Sahel (FC-G5S), autorizado pelo Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), indica um comunicado da referida instituição publicada sexta-feira em Addis Abeba.

Neste documento, Mahamat reiterou a importância deste Grupo para fazer face às ameaças persistentes do extremismo violentos e a crimes transfronteiriços organizados no Sahel.

Saudou  o apoio expresso à posição do Conselho de Segurança e Paz (CSP) da União Africana (UA) para combater os crimes organizados, nomeadamente os com recurso a armas, os tráficos de droga e de seres humanos com vista a proteger os civis e promover a paz,  segurança e estabilidade na região.

Congratulou-se de novo com a determinação e os esfoços intensos dos Governos do Burkina Faso, do Tchad, do Mali, da Mauritânia e do Níger, membros do Grupo supracitado,  para garantir a segurança das pessoas e dos bens, indica o comunicado.

O presidente da CUA reafirmou  igualmente o compromisso da organização pan-africana de trabalhar com os Governos dos países do Grupo dos Cinco e da comunidade internacional para o envio rápido  e “a dinamização do Grupo dos Cinco”, em conformidade com o direito internacional, incluindo respetivamente os direitos universais humanos e os dos refugiados.

Elxortou os Estados-membros a enviarem tropas e fundos à missão e encorajou a adesão à Estratégia da UA para o Sahel com vista à promoção da cooperação para a segurança regional através da partilha de informações, do asseguramento das fronteiras e de medidas suscetíveis de restabelecer a confiança entre os países da região e, finalmente, consolidar as conquistas obtidas contra insurretos.

Mahamat sublinhou ai mportância do apoio inequívoco da comunidade internacional ao combate ao terrorismo e ao extremismo violento, e saudou a União Europeia pelo apoio financeiro e  técnico prometido aos países do Grupo dos Cinco.

-0- PANA AR/MA/ASA/IS/SOC/FK/DD 24junho2017

24 juin 2017 16:02:01




xhtml CSS