UA prepara nova ronda de negociações sobre Darfur

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Uma equipa de mediadores da União Africana (UA) iniciou consultas com as partes sudanesas envolvidas no conflito de Darfur, sobre a retomada de negociações de paz, declarou segunda-feira a Comissão da UA.
A equipa de mediadores da UA está empenhada na busca de uma solução política para o conflito de Darfur.
O embaixador Sam Ibok, representante do presidente da Comissão da UA nas negociações políticas sudanesas, chefia a delegação que integra outros responsáveis da UA e do Tchad.
Os mediadores da UA pretendem auscultar as partes sudanesas sobre a melhor via de retomar rapidamente as negociações de paz em Abuja, na Nigéria, como desejado pelas mais altas instâncias políticas da UA, indica um comunicado da Comissão.
A delegação integra igualmente o embaixador Allam-Mi Ahmed, conselheiro especial do Presidente tchadiano e Boubou Niang, conselheiro político do enviado especial da UA para Darfur.
No termo de uma visita de três dias em Cartum, a delegação desloca-se esta segunda-feira a Asmara, na Eritreia, para consultas com os líderes do Exército/Movimento de Libertação do Sudão (SLM/A) e do Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM).
Durante a sua estada em Cartum, a equipa de mediadores manteve uma série de encontros com membros do governo, dos quais o ministro da Agricultura, Magzoub El Khalifa, e dois secretários de Estado para os Assuntos Estrangeiros, Najeeb Al Khair e El Tijani Fidail.
Além da avaliação da situação de segurança em Darfur, a delegação e a parte governamental discutiram diferentes questões relativas à preparação da próxima ronda de negociações de paz em Abuja (Nigéria).
A equipa de mediadores da UA informou ainda o governo, no termo das consultas, que um projecto de protocolo relativo à resolução do conflito de Darfur será preparado com base nas posições expressas pelas partes.
A comitiva da UA consultou igualmente, sobre o mesmo assunto, o representante adjunto especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sudão, e os embaixadores e representantes dos parceiros internacionais da UA baseados em Cartum.

28 Fevereiro 2005 19:29:00




xhtml CSS