UA pede apoio a negociações para partida de Gbagbo

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) saudou
as negociações em curso para a demissão do Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo, e exortou todas as partes a apoiar esta iniciativa que considera como um passo importante para pôr termo ao banho de sangue e para uma solução pacífica da crise na Côte d'Ivoire.

Os membros do CPS reuniram-se terça-feira em Addis Abeba para discutir a evolução da situação na Côte d’Ivoire e saudaram os esforços empreendidos pelo Presidente da Mauritânia, Mohamed Abdel Aziz, para a partida de Gbagbo, de comum acordo com os outros chefes de Estado africanos.

O comissário para a Paz e Segurança da UA, Ramtane Lamamra, que informou o Conselho sobre as negociações, declarou que, segundo o Presidente mauritano, Gbagbo poderá provavelmente deixar o país após o fim das negociações.

Uma grande ofensiva militar lançada em Abidjan pelas forças fiéis a Alassane Ouattara, Presidente reconhecido pela comunidade internacional, permitiu a tomada do Palácio Presidencial.

Esta ofensiva militar apoiada por bombardeamentos aéreos de França e da Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire (ONUCI) foi lançada após a recusa de Gbagbo de deixar o poder como exige a comunidade internacional.

-0- PANA AO/BOS/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 06abril2011



06 Abril 2011 10:00:56




xhtml CSS