UA otimista em resolução pacífica da crise ivoiriense

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) permanece otimista numa solução diplomática para pôr termo à crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire, segundo o comissário para a Paz e Segurança da organização pan-africana, Ramtane Lamamra.

O órgão supremo da UA, o Conselho de Paz e Segurança (PSC), abordou quinta-feira a situação no Sudão e na Côte d'Ivoire.

O Presidente cessante da Côte d'Ivoire, Laurent Gbagbo, rejeitou várias injunções da UA, das Nações Unidas, dos Estados Unidos, da União Europeia e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para ceder o poder ao seu opositor Alassane Outtara, declarado Presidente eleito no termo das eleições de 28 de novembro pela Comissão Eleitoral Independente (CEI).

Os líderes de alguns países africanos tentaram igualmente levar a cabo uma mediação, mas o mediador da UA, o primeiro-ministro queniano Raila Odinga, foi rejeitado pelo campo de Gbagbo.

« É claro que ainda não esgotámos as vias diplomáticas para encontrar soluções para a crise na Côte d'Ivoire », declarou Lamamra aos jornalistas.

Disse estar « feliz » que mais de um mês desde o início da crise os opositores na Côte d'Ivoire ainda não tenham tido confrontos militares de grande envergadura.

Lamamra sublinhou, contudo, que a UA está ainda longe da opção militar para resolver o impasse político neste país da África Ocidental.

O facto de o país ainda não ter virado para um confronto militar de grande envergadura mostra que a situação ainda é propícia à negociação entre os dois campos para alcançar uma resolução, indicou.

O comissário afirmou que a UA exprimiu claramente às duas partes que a sua solução - a partida de Gbagbo do poder - é incontornável.

No entanto, a Cimeira da UA prevista para a próxima semana em Addis Abeba, na Etiópia, vai discutir a crise ivoiriense sem a participação dos atores do país.

Numa reunião anterior sobre a Côte d'Ivoire, o Comité de Paz e Segurança da UA decidiu suspender este país da África Ocidental até a entrega por Gbagbo do poder a Ouattara.

-0- PANA OR/BOS/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 21jan2011

21 Janeiro 2011 10:42:44




xhtml CSS