UA organiza cimeira em nova sede

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A 18ª Cimeira Ordinária da União Africana (UA) decorre de 28 a 30 de janeiro em Addis Abeba, a capital etíope, na nova sede da organização pan-africana construída com cerca de 200 milhões de dólares americanos concedidos pela China, constatou a PANA.

Com 28 andares e 31 salas de conferência, o prédio domina todo o bairro administrativo da capital etíope.

A nova sede da UA, mistura de vidros e de tijolos vermelhos, é dotada dum anfiteatro de dois mil 250 assentos, de vários "salões VIP" para as reuniões bilaterais entre chefes de Estado e de Governo, bem como de salas para a imprensa escrita,  a rádio e a televisão.

Símbolo da nova relação privilegiada entre a China e África, a nova sede da UA tinha sido negociada pelo antigo chefe de Estado maliano, Alpha Oumar Konaré, então presidente da Comissão da UA.

Aantes da construção desta nova sede, a UA era obrigada a alugar anualmente o grande anfiteatro da Comissão das Nações Unidas para África (CEA) para organizar as suas cimeiras.

Apenas as reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros e dos embaixadores, delegados permanentes, que precedem as cimeira, decorriam nas instalações da Comissão da UA.

-0- PANA SEI/AAS/IBA/MAR/TON 26jan2012

27 Janeiro 2012 13:28:57




xhtml CSS