UA mobiliza $ 50 milhões contra fome no Corno de África

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) mobilizou cerca de 50 milhões de dólares americanos para ajudar os países do Corno de África ameaçados por uma grave crise alimentar, anunciou esta quinta-feira em Addis Abeba a  sua comissária para a Economia Rural e Agricultura, Rhoda Peace Tumusiime.

«Esta soma é o resultado das contribuições voluntárias concedidas pelos países-membros. Ela vem acrescentar-se a ajudas alimentares entregues por vários países e  já canalizadas para as populações carentes”, declarou a responsável africana durante uma conferência.

Ela defendeu a busca duma solução definitiva para os problemas alimentares através da aplicação de políticas que concedam cada vez mais recursos financeiros ao setor agrícola.

«Cerca de 30 países já elaboraram  programas de desenvolvimento da agricultura preconizados pela União Africana em Maputo (Moçambique). É preciso prosseguir-se com este esforço, pois não existem outros meios de realizar os objetivos da segurança alimentar no continente », disse Tumusiine.

Vários milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome no Corno de África, principalmente na Somália, na Etiópia e no Quénia, onde imensos campos de refugiados foram abertos.

-0- PANA SEI/AAS/IBA/FK/DD 26jan2012

26 يناير 2012 22:26:24




xhtml CSS