UA lança domínio Internet para estimular comércio eletrónico

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) lançou esta segunda-feira o seu nome de domínio Internet (.africa), seguido de uma campanha de seis meses em todos os países africanos para incentivar empresas e particulares a usar o novo domínio "para melhorar o perfil das suas empresas".

Segundo o comissário da AU para as Infraestruturas e Energia, Abou Zeid Amani, que falava durante o lançamento do domínio pela 29ª cimeira da organização, a conclusão do projeto levou vários meses e permitirá aos cidadãos africanos dotar-se de uma identidade internacional na Internet.

"Os utentes podem  agora comprar o domínio .africa e utilizá-lo para todas as suas necessidades na Internet", indicou.

A UA foi afetada ao domínio .africa num processo prolongado, iniciado em 2012, para um domínio genérico de primeiro nível (GTLD) da ZA Central Registry, uma sociedade sul-africana de fins não lucrativos e que é responsável pelo domínio za, firma Internet para os nomes e números atribuídos (ICANN), que supervisiona e coordena o registo dos nomes de domínio a usar na Internet.

O presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, entregou a bandeira .africa aos altos responsáveis do Departamento da Energia e Infraestruturas da CUA para lançar a campanha de seis meses.

A equipa que vai promover o novo nome de domínio viajará para todos os 55 países africanos.

"Este nome de domínio tem uma significação para a sua identidade africana", declarou o comissário Amani durante a cerimónia, explicando que o lançamento do novo domínio contribuirá para promover o comércio digital em África.

Os responsáveis da Comissão da UA dizem igualmente que o lançamento tem também implicações geopolíticas para os Africanos, utilizando o seu próprio nome de domínio para melhorar e promover o comércio digital e os sistemas de pagamento eletrónico.

-0- PANA AO/VAO/MTA/BEH/MAR/IZ 03julho2017

03 Julho 2017 17:08:46




xhtml CSS