UA lança bolsas de jornalismo científico

Dakar- Senegal (PANA) -- O comissário para os Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia da União Africana (UA), professor Jean Pierre Ezin, anunciou segunda-feira em Dakar a atribuição este ano de bolsas de formação a dois jornalistas para uma especialização em jornalismo científico.
Falando sobre o sub-tema "Ensino Superior em África: Uma Prioridade para o Plano de Acção da Segunda Década da Educação", durante a Conferência Regional sobre o Ensino Superior em África (CRESA), o professor Ezin disse que o lançamento destas bolsas permitirá aos jornalistas dominar as questões ligadas à educação para um melhor tratamento.
Anunciou igualmente o lançamento de vários prémios a diversos níveis no continente, tais como o de Mérito Científico, o das Ciências da Vida e Terra e o da Tecnologia e Inovação, que vão recompensar cada um dois jovens menores de 35 anos residentes nos países da União Africana.
Estes prémios serão dotados cada um de oito mil dólares americanos.
"Nas seis regiões do continente (se se incluir a diáspora), dois Prémios de Mérito Científico serão concedidos a mulheres e a nível continental vamos recompensar dois cientistas de alto nível.
Depois lançaremos em Dezembro subvenções de pesquisas a partir de comeptições que interessam os laboratórios, a partir de critérios bem definidos", acrescentou o responsável na UA.
Afirmou que "a base do desenvolvimento é a educação", sublinhando uqe África carece de quatro milhões de professores e de engenheiros.
"Os nossos Estados têm uma dimensão e um potencial económico muito reduzidos para gerir estruturas universitárias de craveira mundial.
Na classificação mundial das 500 primeiras universidades, apenas existem cinco universidades africanas, das quais quatro na África do Sul e uma no Egipto.
Face a esta situação, a solução é formar os Africanos em África, ao criar universidades panafricanas de pesquisas de acordo com temáticas muito precisas", defendeu.
Quatro temáticas de universidade foram definidas e submetidas à reflexão pelo comissariado para os Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia da União Africana para aplicação, nomeadamente de Agua e Energia; Ciência, Tecnolgoia e Inovação; Ciências da Terra e Espaço (para a comunicação de satélite); e Ciências da Governação (Ciências Sociais, Sociologia, Empresariado .
.
.
).

11 Novembro 2008 10:56:00




xhtml CSS