UA lança apelo de ajuda humanitária a favor de países do Corno de África

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) apelou terça-feira aos seus países membros para ajudar, segundo os seus meios, as pessoas afetadas pela seca na Somália e no Corno de África em geral, anuncia um comunicado divulgado na sede desta organização em Addis Abeba, a capital da Etiópia.

« O presidente da Comissão (da UA, Jean Ping) exorta vivamente todos os países membros a contribuir segundo os seus meios para a diminuição do sofrimento das populações afetadas », indica o mesmo comunicado.

Lança igualmente um apelo aos parceiros da UA e às organizações humanitárias internacionais para que apoiem financeira e logisticamente os esforços de socorros na Somália.

A UA promete  enviar brevemente a Mogadíscio o seu alto representante na Somália, o antigo Presidente do Gana, Jerry John Rawlings, para avaliar a situação com vista a lançar outros apelos.

Mais de 10 milhões de pessoas do Corno de África enfrentam atualmente a pior seca em seis décadas, agravada por uma combinação de conflitos e da subida dos preços dos géneros alimentícios.

A seca afeta particularmente a Somália onde uma em cada três pessoas necessita de ajuda alimentar de emergência.

A Etiópia anunciou segunda-feira que mais de quatro milhões e 500 mil dos seus habitantes necessitam de ajuda de emergência estimada em 400 milhões de dólares americanos de julho a dezembro deste ano.

-0- PANA OU/BOS/AKA/AAS/SOC/MAR/IZ 13julho2011

13 Julho 2011 10:30:29


xhtml CSS