UA insta comorianos a mostrar prova de responsabilidade

Addis-Abeba- Etiópia (PANA) -- A União Africana apelou todas as partes comorianas a darem prova de compromisso para fazer funcionar as novas instituições criadas para preservar a estabilidade no arquipélago do Oceano Índico.
Satisfeito com a "organização sem obstáculos" das eleições parlamentares das ilhas e da União das Comores em Março e Abril de 2004, o Conselho de paz e Segurança da UA felicitou as partes pela sua cooperação no quadro da implementação do Acordo de 20 de Dezembro de 2003 relativo aos dispositivos de transição implantados no país.
Num comunicado divulgado, quinta-feira, no final da sexta sessão, o Conselho exprimiu igualmente a sua gratidão à África do Sul e aos outros países da região pelo seu engajamento e sua contribuição no processo de reconciliação nas Comores.
A África do Sul coordena os esforços regionais empreendidos no quadro do processo de reconciliação nas Comores.
O Conselho de paz e Segurança convida as partes comorianas a colocarem os interesses do arquipélago e do seu povo acima de qualquer outra consideração e continuarem a trabalhar no espírito de consenso.
Convida também a comunidade internacional a dar apoio financeiro e económico necessário para o relançamento sócio-económico das Comores.

30 Abril 2004 21:03:00


xhtml CSS