UA inaugura "estúdio da paz" para estabilidade em África

Kampala- Uganda (PANA) -- A Comissão da União Africana (UA) inaugurou oficialmente domingo em Kampala o "Estúdio Fazer Reinar a Paz" no quadro da aplicação do ano de 2010 consagrado à paz e à segurança em África.
Ao tomar a palavra durante a cerimónia de lançamento, o ministro ugandês da Defesa, Crispus Kiyonga, defendeu que o desenvolvimento fazia parte da determinação dos líderes africanos de garantir a paz e a estabilidade no continente com vista a realizar os objetivos de desenvolvimento socioeconómico.
Afirmou que era uma honra para o Uganda ser associado às iniciativas de paz e de segurança da UA, considerando que nenhum país africano podia sobreviver sozinho.
O comissário da UA para a Paz e Segurança, Ramtane Lamamra, indicou que o Ano da Paz e Segurança estava a ser aplicado com base nos princípios de propriedade, de liderança, de parceria e de globalidade de África.
"Este Estúdio da Paz é uma plataforma importante que permite a todas as partes interessadas partilhar a informação relativa aos seus compromissos, às suas atividades, às suas promessas e às suas experiências com os outros africanos e o mundo inteiro em torno da paz e da segurança", sublinhou.
"Um dos objetivos desta iniciativa é colocar os africanos em relação, aumentar a sensibilização sobre as consequências dos conflitos e os esforços envidados para os resolver, mas igualmente encorajar a população a assumir responsabilidades individuais no combate pela instauração duma paz duradoura em África", declarou.
A plataforma será acessível durante grandes eventos relativos à paz e à segurança no continente durante todo o ano com vista a dar à população a possibilidade de participar nos esforços visando fazer reinar a paz e a segurança em África em 2010 e além deste ano.
Lamamra sublinhou que a Comissão instou os chefes de Estado e de Governos a visitar o Estúdio da Paz a fim de se comprometer ao lado da Comissão e partilhar as atividades que eles vão lançar com os seus países durante o Ano da Paz e Segurança e no Dia da Paz.
Algumas informações recolhidas no Estúdio da Paz e Segurança serão partilhadas através de vários canais de comunicação, incluindo sites na internet para apoiar a campanha "Fazer Reinar a Paz".

26 Julho 2010 10:21:00




xhtml CSS