UA felicita CEDEAO por operações de manutenção da paz

Abuja, Nigéria (PANA) – A União Africana (UA) felicitou a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pelo seu papel nas operações de manutenção da paz no continente, declarou quinta-feira em Abuja, a Comissão da CEDEAO.

As felicitações foram feitas durante a apresentação oficial do embaixador Augustine Philip Mahiga como representante especial da presidente da Comissão da UA no Exercício de Formação Amani Africa II, em curso simultaneamente na sede da UA em Addis Abeba, na Etiópia,  e em Lohatla, na África do Sul.

O embaixador Mahiga lembrou o papel de pioneiro da CEDEAO, quando encarregou  o Grupo de Controlo da CEDEAO (ECOMOG) de fazer respeitar a paz na Libéria e na Serra Leoa que "abriu a via para a aplicação da paz no quadro das missões de pacificação".

Ele declarou que as Nações Unidas e a UA, com todas as suas experiências, devem seguir o  exemplo da CEDEAO em matéria de desdobramento de uma missão de imposição da paz lá onde as partes beligerantes estejam relutantes para negociações políticas.

O representante especial lembrou igualmente a enorme perda de vidas humanas em vários países no mundo devido à incapacidade da comunidade das nações de agir e cessar a impunidade em virtude da doutrina da não ingerência.

Ele apelou, por isso, ao resto do mundo para imitar a CEDEAO, saudando a iniciativa da UA de ter uma Força Africana Permanente (FAA), no quadro da Arquitetura da Paz e Segurança em África (APSA), como forma de garantir uma resposta e uma intervenção rápidas quando conflitos surgem em qualquer  parte do continente.

Com a formação das forças regionais permanentes, incluindo a Força Permanente da CEDEAO (FAC) no quadro da FAA, durante o Exercício Amani Africa II, o representante especial considera que as nações de África "demonstraram liderança, engajamento e preocupação pelos seus cidadãos".

-0- PANA SEG/MA/MTA/BEH/IBA/FK/IZ 06nov2015

06 Novembro 2015 14:36:07




xhtml CSS