UA e ONU pedem ao Sudão plena cooperação com UNAMID

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini Zuma, e o Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, exortaram quinta-feira o Governo do Sudão a cooperar plenamente com a missão mista de manutenção da paz UA-ONU em Darfur (UNAMID, sigla em inglês).

Num comunicado de imprensa divulgado pela CUA, os dois dirigentes aconselharam ainda este país a facilitar a liberdade de movimento dos elementos da UNAMID face ao recrudescimento dos combates nesta conturbada região ocidental do país.

Exprimiram as suas « profundas preocupações devidas ao recrudescimento dos combates entre o Governo do Sudão e o Exército de Libertação do Sudão/Abdul Wahid na região de Jebel, em Darfur, e às suas consequências nas populações civis ».

Dlamini Zuma e Ban Ki-moon lançaram igualmente um apelo para a liberdade de movimento dos trabalhadores humanitários sublinhando os seus esforços apoiados destes últimos para proteger e socorrer  populações civis afetadas pelos combates.

« Desde o desencadeamento das hostilidades há seis semanas, mais de 90 mil civis foram deslocados no norte de Darfur, além de dois milhões e 600 mil já em deslocamento por causa  do conflito », indica um comunicado de imprensa divulgado pela CUA.

-0- PANA AR/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 04março2016

04 mars 2016 10:30:42




xhtml CSS