UA e Nações Unidas avaliam cooperação sobre estabilização dos Grandes Lagos

Nairobi, Quénia (PANA) – O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos (RGL), Said Djinnit, avistou-se, em Addis Abeba (Etiópia), com a presidente da Comissão da União Africana (UA) para estudar as formas de reforçar a cooperação bilateral na execução de ações para a estabilização e pacificação da RGL.

O encontro ocorreu no quadro do périplo de Djinit pela Região dos Grandes Lagos, de 26 a 27 de agosto corrente, segundo um comunicado transmitido à PANA, em Nairobi (Quénia).

As discussões incidiram sobre os domínios de cooperação relativos aos esforços conjuntos das duas organizações para apoiar as iniciativas regionais visando promover uma estabilidade duradoura e o desenvolvimento.

Djinit reuniu-se igualmente com o comissário da UA para a Paz e Segurança, Smail Chergui, com quem trocou pontos de vista sobre a situação na região.

O emissário das Nações Unidas manteve ainda uma sessão de trabalho com Hailé Menkerios,  representante especial do Secretário-Geral da ONU junto da União Africana e chefe da representação das Nações Unidas junto da UA, com quem analisou aspetos relativos à coordenação e à cooperação entre as diferentes entidades da organização universal no quadro do apoio à paz e aos esforços de desenvolvimento na região.

-0- PANA VAO/AKA/BEH/IBA/FK/IZ 30ago2014

30 Agosto 2014 20:20:00




xhtml CSS