Agência Panafricana de Notícias

UA e BAD lançam quadro de bordo da responsabilidade nutricional

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A União Africana (UA) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vão lançar, a 11 de fevereiro corrente, em Addis Abeba, na Etiópia, o "quadro de bordo" da responsabilidade nutricional, anuncia um comunicado transmitido à PANA, em Abidjan.

Este lançamento será organizado durante um almoço à margem da 32ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da UA, no quadro da sua iniciativa conjunta "Líderes Africanos para a Nutrição (LAN)".

Aprovado em janeiro de 2018 pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governos da UA, a Iniciativa LAN visa catalisar e apoiar uma liderança e um compromisso políticos de alto nível para pôr termo à desnutrição em África.

A iniciativa ALN, com um acento particular nos mil primeiros dias da vida da criança, visa influenciar e produzir investimentos racionais em matéria de nutrição que permitirão estabelecer as bases de um capital humano produtivo em África.

Sublinha que o Plano de Ação Multissetorial para a Nutrição 2018-2025 do BAD, intitulado "Banking on Nutrition", visa orientar e coordenar a aplicação da dimensão de nutrição integrada nos seus documentos de estratégia, em particular a estratégia "Alimentar África" e a Estratégia em matéria de capital humano.

Neste plano, o BAD concede a prioridade aos investimentos racionais no plano nutricional em particular nos cinco setores que representam mais de 30 porcento das despesas públicas em África e servem para motores subjacentes para a nutrição.

A abordagem do BAD comporta três vertentes, designadamente, integrar a nutrição na sua carteira, incluindo as estratégias regionais e nacionais, os programas de empréstimos, os outros programas diversos dos empréstimos e de outras atividades; esforçar-se por aumentar a produção e o consumo de alimentos sãos e nutritivos através de parcerias com os países- membros regionais e os parceiros regionais e do setor privado; e encorajar os países-membros regionais a dar a prioridade aos pedidos de empréstimos e de investimentos que oferecem um melhor rendimento social e económico com um impacto nutricional.

-0- PANA BAL/BEH/SOC/MAR/IZ 01fev2019