UA defende delimitação de fronteiras para reduzir conflitos

Charm el-Cheikh- Egipto (PANA) -- Um vasto programa de delimitação das fronteiras aprovado pela União Africana (UA) foi lançado para permitir a África pôr termo aos seus conflitos fronteiriços, anunciou em Charm el-Cheikh, no Egipto, o comissário da UA para a Paz e Segurança, Ramantane Lamamra, à margem da 11ª Cimeira da organização panafricana, que termina esta terça-feira.
Lamamra declarou que a Comissão da UA assinou com o Governo italiano um programa de apoio à paz de 40 milhões de dólares americanos que visa apoiar os projectos fronteiriços regionais sobre a delimitação das fronteiras.
O embaixador Lamamra, que assumiu recentemente a função na Comissão de Paz e Segurança da UA, declarou que estes fundos seriam investidos no recrutamento de pessoal com vista a promover o novo roteiro de segurança da organização.
Os fundos vão igualmente servir para assegurar a formação duma força africana.
"Os conflitos em África mostram que a UA deve fazer esforços suplementares para definir as fronteiras.
Devemos contribuir para estes programas de maneira mais estratégica por que a paz e a segurança são inseparáveis", notou.
O novo programa surge depois dum litígio fronteiriço entre o Djibuti e a Eritreia, que acantonou as suas tropas em posições avançadas com o objectivo de conquistar a região de Ras Doumeira, reconhecida como fazendo parte do território djibutiano.
O comissário para os Assuntos Africanos no Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros, Armando Sanguini, anunciou um financiamento italiano para as iniciativas transfronteiriças à margem da Cimeira da União Africana.
O presidente da Comissão da UA, Jean Ping, afirmou que o conflito fronteiriço que opõe a Eritreia ao Djibuti era "profundamente preocupante".
"Precisamos duma resolução pacífica do conflito", exortou Ping.
Por seu lado, a Secretária-Geral adjunta da ONU, Asha-Rose Migiro, condenou os conflitos fronteiriços prevalecentes em África e sublinhou a necessidade de consolidar a paz.

01 Julho 2008 12:36:00




xhtml CSS