UA debate situação na Somália

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – O antigo Presidente do Gana, John Jerry Rawlings, presidiu sábado em Addis Abeba, nas vésperas da 16ª Cimeira da União Africana (UA), a uma reunião sobre a situação sócio-política na Somália, soube a PANA de fonte segura.

Enviado especial da UA para a Somália, Jerry Rawlings reuniu em torno dele representantes das Nações Unidas, da UA, do Governo Federal de transição da Somália, bem como doadores de fundos bilaterais e multilaterais para fazer o balanço sobre a situação de segurança no país, nomeadamente na capital, Mogadíscio.

Após uma hora de discussões à porta fechada num hotel de Addis Abeba, os participantes concordaram sobre o conteúdo do relatório que será apresentado aos chefes de Estado e de Governo durante a sua cimeira que inicia domingo para durar dois dias.

Desde a queda do Presidente Mohamed Siad Barre, a Somália está confrontada com uma crise política crónica que precipitou o país nas mãos de clãs mafiosos, explorando geralmente o sentimento religioso das populações.

Mais de seis mil soldados, principalmente Burundeses e Ugandeses, foram desdobrados pela UA na Somália para ajudar a restabeler a paz e a estabilidade no país.

-0- PANA SEI/AAS/SOC/CJB/TON    29jan2011  

29 Janeiro 2011 19:17:56




xhtml CSS