UA confirma negociações para demissão de Gbagbo

Accra, Gana (PANA) – A União Africana (UA) confirmou terça-feira negociações entre o Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo, o Presidente mauritano, Mohamed Abdel Aziz, e vários outros dirigentes africanos para uma eventual entrega do poder.

O Conselho de Paz e Segurança (CPS), que foi informado sobre as negociações em curso para a partida de Gbagbo, saudou este novo desenvolvimento e convidou todas as partes a apoiar as discussões para a demissão do Presidente cessante ivoiriense.

Os habitantes da capital económica ivoiriense, Abidjan, estão na expetativa sobre as negociações para a rendição de Gbagbo.

Desde a semana passada, os habitantes de Abidjan vivem momentos tensos depois de na última quinta-feira forças leais a Alassane Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional como chefe de Estado da Côte d’Ivoire, entrarem na cidade no quadro duma operação militar com vista a pôr termo ao impasse político na sequência das eleições presidenciais controversas de novembro passado.

Houve combates intensos desde sexta-feira passada entre as forças pro-Ouattara que tentavam controlar zonas estratégicas como a televisão nacional, o Palácio Presidencial, a residência presidencial e as casernas militares detidas pelas forças de Gbagbo.

As tropas fiéis a Ouattara beneficiaram finalmente, segunda-feira à noite, de ajuda após os bombardeamentos aéreos de França e da Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire (ONUCI), que levaram Gbagbo mais próximo do que nunca da sua rendição e da sua eventual partida do país.

-0- PANA MA/LSA/TBM/SOC/MAR/TON 06abril2011

06 Abril 2011 09:21:47




xhtml CSS