UA confiante em resolução de crise na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Comissário para a Paz e Segurança da União Africana (UA), Ismail Charghi, declarou quarta-feira que "alguns desenvolvimentos são encorajadores" para a solução da crise que abala a Líbia há vários meses.

Falando durante a sessão de abertura da segunda reunião do Grupo de Contato Internacional sobre a Líbia, que decorre em Addis Abeba, a capital etíope, Charghi afirmou que "a reunião de hoje é uma ocasião de avaliar a situação na Líbia e examinar os esforços internacionais visando ultrapassar os desafios aos quais faz face este país da África do Norte".

Saudando a participação das partes líbias no diálogo de Genebra (Suíça), esta semana, o Comissário para a Paz e Segurança da UA preveniu que é o começo dum longo caminho, adiantando que o importante é que esta questão é crucial para a comunidade internacional.

Ele sublinhou a vontade da União Africana de apoiar os esforços de mediação da ONU e alcançar uma solução global da crise que se agravou na Líbia, o que não será uma sinecura.

Charghi disse, dirigindo-se aos participantes, que "a vossa presença reflete a estreita colaboração entre a União Africana e as Nações Unidas na paz e na segurança e outras questões onusinas".

Ele exprimiu a sua gratidão a todos os ministros e chefes de delegações, aos Estados membros e às organizações internacionais, bem como aos membros do Grupo de Contato.

O Comissário para a Paz e Segurança da União Africana justificou as ausências da reunião do enviado das Nações Unidas na Líbia, Bernardino Leon, por estar a trabalhar com diversas autoridades líbias em Genebra (Suíça) e a do emissário americano, Jeffrey Feltman, devido a intempéries.

-0- PANA BY/IS/MAR/TON 28janeiro2015

28 Janeiro 2015 18:47:11




xhtml CSS