UA aumenta ligeiramente Orçamento para 2007

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Orçamento da União Africana (UA) para 2007 estima-se em 163 milhões de dólares americanos para despesas de funcionamento e de investimento, indica um relatório a que a PANA teve acesso sexta-feira na capital etíope.
O Orçamento da UA para este ano tem um ligeiro aumento de 4,76 por cento em relação ao do ano passado, enquanto as dotações para os programas subiram para 0,39 por cento.
As despesas do pessoal que representam quase 68 por cento do organização mantêm-se, de acordo com o relatório.
Na última Cimeira em Junho último em Banjul (Gâmbia), o Conselho Executivo da UA tinha adoptado a decisão de fusionar o Orçamento Ordinário com as contribuições voluntárias.
Face às obrigações financeiras, a Comissão da UA decidiu "guardar um número limitado de programas a fim de ter a certeza de poder financiar os seus programas", sublinha o documento.
Segundo o relatório, trata-se da finalização do processo de transformação institucional, da continuação dos esforços para reforçar a paz e a segurança, dos programas para implementação da visão partilhada e assim como dos programas de aceleração da integração africana.
O Orçamento dos programas passou de 95 milhões para 60 milhões de dólares americanos em 2006 e para 54 milhões de dólares em 2007.
Segundo o relatório, este Orçamento do Plano Estratégico 2006-2007 visa consolidar as realizações e os progressos obtidos nos últimos dois anos e preparar o lançamento do novo Plano para 2008-2010.
Este Orçamento traduz também "as prioridades da UA e mostra a determinação da Comissão a concretizar essas prioridades que podem ser implementadas de acordo com a capacidade de absorção da Comissão e com a capacidade financeira dos Estados membros", lê-se no documento.

26 Janeiro 2007 20:13:00




xhtml CSS