Agência Panafricana de Notícias

UA apela a eleições pacíficas na Tanzânia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, apelou, terça-feira, a uma votação pacífica na Tanzânia, na véspera das eleições presidenciais de quarta-feira.

Este apelo segue-se à detenção dum candidato às eleições presidenciais, Maalim Seif Sharif, que concorre como candidato da oposição de Zanzibar, cidade semi-autónoma.

"Enquanto a República Unida da Tanzânia se prepara para realizar eleições gerais a 28 de Outubro de 2020, o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, apelou as eleições pacíficas, inclusivas e credíveis", disse a CUA numa declaração emitida no mesmo dia.

O presidente da CUA apelou a todos os interessados, partidos políticos e seus apoiantes, para participarem pacificamente no processo de votação e se absterem de quaisquer atos de violência.

Instou ainda as autoridades a assegurarem um ambiente propício que permita aos cidadãos votarem de forma segura e pacífica.

Três pessoas morreram a tiros na segunda-feira em Pemba, Zanzibar, lamentou terça-feira a oposição, ACT Wazalendo.

Trata-se de Aisha Hajji Hassan, 33 anos de idade, Yussuf Shaame Muhiddin, 27 anos de idade, Kombo Hamad Saluum, também conhecido como Kipigi, baleados mortalmente por indivíduos não identificados.

Nove outras pessoas também ficaram feridas durante cenas de violência.

O partido da oposição acusou a polícia de ter a ver com estes últimos atos de violência no país.

No entanto, a polícia negou qualquer envolvimento nesta espiral.

"O Presidente lembrou os progressos louváveis feitos até agora pela República- Unida da Tanzânia na construção de uma governação democrática e na manutenção da paz. Pede que as eleições gerais de 28 de outubro de 2020 proporcionem uma nova oportunidade para se aprofundar a democracia e paz no país", lê-se na declaração.

A União Africana desdobrou uma missão de peritos eleitorais na Tanzânia, para um período de 22 de outubro a 3 de novembro de 2020, liderada por um ex-Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan.

-0- PANA AO/VAO/ASA/TBM/DIM/DD 28outubro2020