UA melhora conetividade via Internet na África Central

Brazzaville,  Congo (PANA)   - A União Africana (UA) basear-se-á no Congo que possui um ponto de  troca Internet (Cgix) para melhorar a conetividade, a qualidade bem como os custos no seio da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), soube a PANA em Brazzaville de fonte oficial.

O plano de ação com vista à transformação deste Cgix na República do Congo em ponto internacional foi assinado segunda-feira pelo diretor da Agência de Regulação dos Correios e Comunicações Eletrónicas (ARPCE), Yves Castanou, e por um perito da UA,  Mloses Bayingana, em Brazzaville.

A execução deste projeto beneficiará duma subvenção de 150 mil dólares americanos da UA para os quais um acordo foi rubricado.  

“Esta assinatura representa a corolário de vários anos de trabalho. Além das infraestruturas instaladas pelo Governo congolês,  temos doravante um nó através do qual todos os atores das telecomunicações locais e sub-regionais poderão conetar-se”, declarou Yves Castanou.

Além da posição estratégica que ele desempenhará em matéria de troca de dados, Congo atrairá empresas inovadoras, tais como Google, Facebook, Yahoo, entre outras.

Com um apoio financeiro de 150 mil dólares americanos, a UA materializa a sua vontade de melhorar a conetividade de dados entre os países fronteiriços,  evitando a lentidão do tráfego causada pela passagem dos dados através das ligações internacionais onerosas.

Esta iniciativa inscreve-se no quadro de troca Internet (Axis), que visa instalar 33 pontos de troca no continente.

O Cgix representa uma infraestrutura de telecomunicações que permite aos operadores e fornecedores de Acesso Internet (Fai) interconetarem-se num único ponto.

-0- PANA MB/BEH/IBA/FK/DD 24maio2017

24 mai 2017 08:20:49


xhtml CSS