Turquia lidera mediação na Líbia para convencer opositores ao Conselho Presidencial

Tripoli, Líbia (PANA)   - A Turquia lidera uma mediação entre o Mufti da Líbia, Saddock al-Gharyani, líder da ala dura, e o Conselho Presidencial líbio, visando uma aproximação dos pontos de vista  entre as duas partes, para apoiar o processo político na Líbia, anunciou segunda-feira fonte diplomática, em Tripoli.

Falando em conferência de imprensa, em Tripoli, o emissário turco na Líbia, Amarallah Chalar, disse ter-se encontrado com o presidente do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento cessante), Nouri Abousahmein, com líderes e diginitários em Dar al-Ifta chefiados pelo Mufti Saddock al-Gharyani  bem como com o Conselho Presidencial do Governo de Reconciliação Nacional.

O encontro visou discutir sobre os meios de resolver a crise crescente entre as duas partes, desde a chegada do Conselho Presidencial, quarta-feira última, a Tripoli.

O emissário turco acrescentou que a Líbia entrou numa etapa importante, após a chegada do Conselho Presidencial do Governo de Reconciliação Nacional a Tripoli, acrescentando que o diálogo é o único meio de estabilizar a Líbia.

O Mufti Saddock al-Gharyani rejeitou a instalação do Conselho Presidencial em Tripoli através dum fatwa (parecer religioso),  considerado por apoiantes do CNG como um parecer vinculativo, em virtude do qual eles também rejeitam qualquer negociação com o Conselho Presidencial, porquanto as queixas do Mufti e do Congresso não foram alegadamente tidas em consideração no Acordo Político.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 5abril2016

05 أبريل 2016 13:41:24




xhtml CSS