Turismo na cidade maliana de Tombouctou vítima da má publicidade ocidental

Bamako, Mali (PANA) - O setor do turismo sofre, em Tombouctou (mil quilómetros ao norte de Bamako) da insegurança e da má campanha mediática levada a cabo pela imprensa ocidental, que implicou a queda vertiginosa do número de visitantes desta localidade, relatou segunda-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).

Este número passou de 45 mil chegadas, em 2006, para seis mil visitantes em 2009 para se reduzir para 492 chegadas no primeiro trimestre do ano 2011, na região onde importantes investimentos foram efetuados para que seja colocada no patamar do turismo mundial.

De dois hoteis, durante os anos de 1980, a cidade de Tombouctou conta hoje 25 estabelecimentos hoteleiros, sem contar 10 restaurantes, cinco espaços de divertimento, sete associações de guias turísticos e cameleiros, quatro agências de viagens e uma casa de artesanato cuja criação foi favorecida pelo crescimento das atividades turísticas de que viviam mais de 68 porcento da população.

A baixa considerável dos rendimentos gerados pelas estruturas turísticas, devida à má publicidade que a imprensa ocidental faz do turismo do norte do Mali, acabou por desencorajar  investidores.

« Houve, em Marrocos, um atentado num restaurante, que fez vítimas e até mortos, maiorirariamente Franceses. Não compreendo que um tal país seja  aconselhado aos turistas, enquanto Tombouctou, onde nunca nenhum turista foi agredido, não é sugerido aos viagentes ocidentais pelosr seus países respetivos, insurgiu-se Hervé Panzani, expatriado francês, promotor do hotel Palmeraie de Tombouctou.

De acordo com este hoteleiro, o terrorismo é um fenómeno mundial que pode assolar qualquer lugar, a qualquer hora em todos os continentes.

« Muita coisa foi dita todavia o Mali permanece o país da gentileza, do amor, do calor humano. Quem ainda não viu Tombouctou ainda não viu o Mali », concluiu convencido de que  políticas têm algo a ver com o declínio do turismo em Tombouctou.

-0 – PANA GT/SSB/IBA/CJB/DD    10out2011

10 Outubro 2011 21:56:21


xhtml CSS