Agência Panafricana de Notícias

Turismo gera 20 % de emprego em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O turismo gerou 20 por cento do emprego em Cabo Verde, anunciou neste fim de semana  Governo cabo-verdiano com base em dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Na sua mensagem de sexta-feira, alusiva ao Dia Mundial do Turismo, o ministro cabo-verdiano do Turismo, José Goncalves, salientou que, apesar de o turismo gerar 10 por cento do emprego no mundo, em Cabo Verde, gerou cerca de 20 por cento, contribuindo assim para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pelo seu potencial de criação de "empregos decentes”.

Em Cabo Verde, sublinhou, o Governo pretende um turismo de excelência que beneficie toda a sociedade cabo-verdiana de uma forma direta e sustentável.

“O propósito fundamental do Governo, através do Ministério do Turismo e Transportes, em partilha e co-responsabilidade com todos os atores públicos e privados, é que o turismo, motor de desenvolvimento do país, seja um setor aglutinador que alavanque o desenvolvimento local e regional em que todas localidades, ilhas de municípios e consequentemente.

O seu desejo é que as populações beneficiem deste desenvolvimento”, acrescentou.

José Gonçalves aproveitou a ocasião, importante para todos os países do mundo, para pedir a mais diversas instituições ligadas ao setor do turismo, aos operadores turísticos e ao setor privado no seu todo, confiança e força no trabalho que está a ser realizado, com a certeza de que os frutos serão colhidos.

“Reiteramos o firme compromisso do Governo de colaborar com qualquer e todas as iniciativas que venham contribuir para que o setor cumpra, efetivamente, os objetivos estratégicos que temos propostos, especialmente no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS)”, referiu o ministro.

Esta ano, o tema escolhido pela OMT para celebrar o Dia Mundial de Turismo é “emprego: um futuro para todos”, uma forma de chamar a atenção para o importante papel do turismo na criação de emprego.

A OMT defende a necessidade de novas políticas para se maximizar o potencial do turismo de criar mais e melhores empregos, especialmente para mulheres e jovens, refletir e incorporar os avanços técnicos em andamento.

-0- PANA CS/DD 28set2019