Tunísia reforça segurança e coordenação entre forças da ordem

Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia decidiu reforçar a coordenação entre os responsáveis militares e da Segurança aos diferentes níveis, como parte das medidas saídas da reunião conjunta do Conselho Superior dos três ramos das Forças Armadas e do Conselho Superior da Segurança, realizada quinta-feira sob a  presidência do chefe de Estado, Béji Caïd Essebsi.

A revisão do sistema de segurança das fronteiras e a organização das operações de segurança nas grandes cidades pelo Exército figuram também entre as medidas tomadas pela reunião na sequência do ataque perpetrado quarta-feira última contra o museu do Bardo.

O ministro tunisino da Saúde, Said Aidi, anunciou, durante uma conferência de imprensa, o aumento do balanço das vítimas do ataque  para 25 mortos dos quais 20 turistas de nacionalidades europeias, americana e asiáticas e três nacionais, incluindo um polícia e os dois assaltantes.

Ele infirmou a informação sobre a morte duma doméstica e dum motorista dum autocarro de turistas.

O governante tunisino estimou os feridos em 48, até ao meio dia de quinta-feira, repartidos entre Italianos, Polacos, Franceses, Japoneses, Russos, Tunisinos e Sul-africanos.

O ministro tunisino da Saúde acrescentou que 13 corpos foram identificados e estão no hospital Charles Nicole,  confirmando a morte de três Japoneses, dois Espanhóis (um homem e uma mulher), dois Colombianos, um Australiano, uma Inglesa, uma Belga, dois Franceses, um Polaco e um Italiano.

Entre os 48 feridos, estão nove Tunisinos, 11 Italianos, 11 Polacos, oito Franceses, cinco Japoneses, dois Sul-africanos, um Alemão e um Russo, precisou o ministro tunisino, acrescentando que sete feridos deixaram o hospital para os seus hotéis, enquanto os restantes continuam a receber os tratamentos médicos necessários e a assistência psicológica.

Ele indicou que dois dos estrangeiros feridos estão num estado muito crítico devido a tiros recebidos na zona dos ombros.

-0- PANA AD/IN/IFK/IZ 20março2015

20 Março 2015 07:56:16


xhtml CSS