Agência Panafricana de Notícias

Tunísia reconduz proibição de acesso de aviões líbios ao aeroporto da capital

Tripoli, Líbia (PANA) – A Aviação Civil tunisina prorrogou por mais uma semana a decisão de proibir às companhias aéreas líbias a aterragem no aeroporto de Túnis-Cartago, por razões de segurança, a partir de 1 de fevereiro próximo, indicaram este sábado fontes aeroportuárias líbias.

Os voos das companhias aéreas líbias podem aterrar unicamente nos aeroportos de Sfax e Enfidha, em Hammame.

A pista do aeroporto de Túnis-Cartago cessou de receber os aviões das empresas aéreas líbias desde 1 de dezembro último por um mês.

A medida foi inicialmente reconduzida até finais de janeiro, e agora por mais uma semana, a partir de 1 de fevereiro próximo.

A Tunísia levantou ultimamente uma medida do Conselho Nacional de Segurança, dirigido pelo Presidente Béji Caïd Essebsi, de encerrar a fronteira com a Líbia durante 15 dias, a partir de 29 de novembro último, após o ataque que visou um autocarro da Guarda Presidencial na Avenida Mohamed V, no centro da cidade de Túnis, matando 12 membros deste serviço e ferindo 20 outras.

As autoridades tunisinas afirmam que os terroristas tunisinos foram treinados e armados na Líbia para perpetrar ações terroristas no seu território.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 30jan2016