Tunísia reabre espaço aéreo a companhias líbias

Tripoli, Líbia (PANA) – A Tunísia anunciou terça-feira a reabertura do seu espaço aéreo às companhias aéreas líbias, apesar da insegurança neste país da África do Norte há mais de quatro anos, na sequência da queda do regime de Muamar Kadafi.

Uma nota do Ministério dos Transportes indica que, a partir de terça-feira, a Tunísia abre o seu espaço aéreo às companhias aéreas líbias  "para operar voos comerciais a partir de todos os aeroportos líbios para os aeroportos tunisinos do leste".

A decisão de reabertura  do espaço aéreo tunisino às companhias aéreas comerciais líbias surge depois de uma série de reuniões entre os  serviços da Aviação  Civil dos dois países, que datam de segunda-feira, 17 de agosto de  2015".

Assim, foram realizadas auditorias por uma equipa de trabalho  de técnicos no domínio  da segurança dos aeroportos líbias no leste e no oeste do país para determinar o seu estado de prontidão, conforme as normas aplicáveis a nível internacional  no domínio da segurança da Aviação Civil.

Em 2014, a Tunísia fechou o seu espaço aéreo com a Líbia no contexto da deterioração da segurança nos aeroportos líbios dá época. Esta decisão excluiu as empresas líbias autorizadas a fazer voos comerciais a partir dos  aeroportos de Tobruk e Lebrag, no leste, para os aeroportos tunisinos.

-0- PANA BY/DIM/IZ 18ago2015

18 Agosto 2015 20:24:25




xhtml CSS