Agência Panafricana de Notícias

Tunísia reabre espaço aéreo a companhias líbias

Tripoli, Líbia (PANA) – A Tunísia anunciou terça-feira a reabertura do seu espaço aéreo às companhias aéreas líbias, apesar da insegurança neste país da África do Norte há mais de quatro anos, na sequência da queda do regime de Muamar Kadafi.

Uma nota do Ministério dos Transportes indica que, a partir de terça-feira, a Tunísia abre o seu espaço aéreo às companhias aéreas líbias "para operar voos comerciais a partir de todos os aeroportos líbios para os aeroportos tunisinos do leste".

A decisão de reabertura do espaço aéreo tunisino às companhias aéreas comerciais líbias surge depois de uma série de reuniões entre os serviços da Aviação Civil dos dois países, que datam de segunda-feira, 17 de agosto de 2015".

Assim, foram realizadas auditorias por uma equipa de trabalho de técnicos no domínio da segurança dos aeroportos líbias no leste e no oeste do país para determinar o seu estado de prontidão, conforme as normas aplicáveis a nível internacional no domínio da segurança da Aviação Civil.

Em 2014, a Tunísia fechou o seu espaço aéreo com a Líbia no contexto da deterioração da segurança nos aeroportos líbios dá época. Esta decisão excluiu as empresas líbias autorizadas a fazer voos comerciais a partir dos aeroportos de Tobruk e Lebrag, no leste, para os aeroportos tunisinos.

-0- PANA BY/DIM/IZ 18ago2015