Agência Panafricana de Notícias

Tunísia quer retomar seu lugar nas missões onusinas de manutenção da paz

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia deseja reforçar ainda mais a sua presença nas operações de manutenção da paz "a fim de retomar o seu lugar à frente dos países  contribuintes para este esforço das Nações Unidas", segundo um comunicado do ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros emitido quarta-feira em Túnis.

A Tunísia celebrou, a 15 de julho corrente, o 60.º aniversário da sua primeira participação em missões das Nações Unidas de manutenção da paz.

Mais de 176 peritos tunisinos em defesa, segurança e prisões participam presentamente em missões de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou a noa.

Uma equipa militar de transporte aéreo está presente, desde fevereiro de 2019, na missão onusina no Mali.

A primeira participação tunisina numa operação de manutenção da paz data de 15 de julho de 1960, no Congo, onde foi destacado um destacamento de dois mil 261 elementos, ou seja, na altura, quase um terço do exército tunisino contemporâneo, lê-se no documento.

Desde então, a Tunísia já participou em 24 operações onusinas em todo o mundo, contribuiu para seis operações, das quais cinco em África (Mali, República Democrática do Congo, República Centroafricana, Sudão do Sul e Darfur, no oeste do Sudão), e no Haiti.

-0- PANA YY/IN/BEH/DIM/DD 15julho2020