Tunísia promete respeitar seus compromissos na luta contra migração ilegal

Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia compromete-se a respeitar os seus compromissos na luta contra a migração clandestina identificando de forma clara presumíveis candidatos a estas viagens.

Estas garantias foram feitas terça-feira em Túnis pelo secretário de Estado tunisino dos Assuntos Sociais para a Emigração e Tunisinos do Estrangeiro, Adel Jarbouiii, depois de  assinar, com o secretário belga do Asilo e Migração, Simplificação Administrativa, Theo Francken, um memorando de entendimento de cooperação nos domínios da migração consensual,  do desenvolvimento solidário e da segurança pública.

Na ocasião, Jarbouîi indicou que o memorando de entendimento visa também ajudar os Tunisinos instalados na Bélgica e os desejosos de regressar ao seu país para lançarem projetos de desenvolvimento.

Acrescentou que o acordo visa igualmente facilitar a circulação entre os dois países a favor dos estudantes, dos empresários, dos altos funcionários, dos jornalistas, dos detentores de profissões liberais, dos artistas, dos criadores e dos desportistas.

O acordo prevê a necessidade de facilitar a estada legal dos Tunisinos na Bélgica e a sua integração no país de acolhimento.

Também visa reforçar a cooperação entre os dois países nos domínios consular e da gestão da migração, de forma a fixar uma abordagem global para a Tunísia nesta matéria, encorajar a migração legal para a Bélgica, insistindo nas vantagens da migração legal, nomeadamente oportunidades de empregos em vários setores e de formação para quadros e diplomados superiores.

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 18julho2018

18 Julho 2018 13:41:04


xhtml CSS