Tunísia introduz yuan chinês em sua reserva de divisas

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia introduziu desde 1 de fevereiro o yuan chinês na sua cesta de reservas de divisas com vista a realizar uma maior abertura dos setores bancário e financeiro com a China, soube-se de fonte segura em Túnis.

Um memorando de entendimento sobre esta matéria foi assinado no mesmo dia pelos bancos centrais dos dois países permitindo assim a estes últimos realizarem economias consequentes e reduzir sensivelmente o risco de câmbio relativamente ao yuan para operadores desejosos de ser financiados na China ou reforçar as suas trocas com este país asíatico, de acordo com o Banco Central Tunisino.

Nos termos deste convénio, o BCT aceitou a moeda chinesa como moeda convertível contornando assim constrangimentos ligados ao condicionamento da taxa de câmbio do dinar tunisino face ao dólar americano, ao euro e ao iene japonês.

Assim sendo, agentes económicos tunisinos já não têm que fazer transitar seus créditos em yuan pelo dólar americano ou pelo euro e, depois, pelo dinar tunisino.

-0- PANA AD/IN/JSG/DD 03fev2017

03 Fevereiro 2017 10:24:15


xhtml CSS