Tunísia e União Europeia assinam acordo "Open Sky"

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia e a União Europeia (UE) assinaram, esta segunda-feira, o Acordo "Open Sky" durante uma cerimónia marcada pela presença do ministro tunisino dos Transportes, Rahouane Ayara, do comissário europeu para os Transportes, Violeta Bulc, e do embaixador da UE, em Túnis, Patrice Bergamini, bem como do diretor-geral da companhia aérea Tunisair, Elyes Mnakbi.

Esta convenção que abrangerá todos os aeroportos tunisinos, exceto o Túnis-Cartago da capital, prevê a abertura do espaço aéreo tunisino aos diferentes tipos de aviões europeus, numa primeira fase antes de o abrir progressivamente às outras companhias internacionais que vão integrar o acordo.

As autoridades tunisinas sublinharam as vantagens do acordo, nomeadamente para o turismo, os passageiros e as empresas.

Em contrapartida, vários peritos exprimiram preocupações em relação ao acordo que, segundo eles, poderá produzir efeitos contrários e prejudicar os serviços da companhia tunisina que não poderá competir com os seus gigantes homólogos europeus.

Na ocasião, o diretor-geral da Tunisair revelou que o voo inaugural direto entre a Tunísia e o Benin será efetuado quarta-feira, enquanto o entre Túnis e Cartum está previsto para os próximos dias.

Mnakbi indicou também que o acordo "Open Sky" entrará em vigor, em janeiro de 2018.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 11dez2018

11 ديسمبر 2017 19:24:31




xhtml CSS