Tunísia apresenta sua nova visão do setor energético

Túnis, Tunísia (PANA)   - O ministro tunisino da Energia, Minas e Energias Renováveis, Khaled Kaddour, revelou terça-feira em Túnis, uma visão estratégica prospetiva para o setor tunisino da Energia qualificando-a de “visão global”.

Esta visão tem três dimensões principais, das quais uma relativa à segurança energética, que garante o fornecimento dos combustíveis tradicionais e não tradicionais e a subvenção das energias renováveis eficazes, além do desenvolvimento dum sistema principal para a produção,  transporte, armazenamento e distribuição da energia, disse o governante durante uma conferência de imprensa na capital tunisina.

A segunda dimensão envolve a equidade e a boa governação através duma distribuição justa e em boas condições da energia para todas as regiões em conformidade com uma política social eficaz que consagra a transparência, acrescentou.

O desenvolvimento sustentável, que consagra uma competitividade económica através dum domínio dos encargos, duma racionalização da subvenção e dum reforço das capacidades, construindo ao mesmo tempo uma parceria entre os setores público e privado e a proteção do ambiente, constitui a terceira dimensão.

Ao abordar na ocasião a revisão dos preços dos combustíveis, o governante tunisino defendeu que o aumento dos preços destes produtos se deve ao aumento dos preços no mercado mundial, apesar da subvenção concedida pelo orçamento do Estado a favor do setor da energia avaliada em mais de 913 milhões de dólares americanos.

Ele indicou que a estratégia visa reorientar a subvenção concedida aos combustíveis para as energias renováveis a fim de se dominar e se racionalizar o seu consumo.

-0- PANA YY/IN/TBM/IBA/FK/DD 27junho2018

27 Junho 2018 14:35:58


xhtml CSS