Tunísia acolhe fórum tunisino-líbio sobre investimento

Túnis, Tunísia (PANA) –Um fórum tunisino-líbio sobre o investimento inicia-se esta terça-feira em Túnis, anunciaram organizadores do evento no local.

O objetivo do encontro é fornecer ao mercado líbio produtos alimentares, médicos e materiais de construção necessários de imediato, de acordo com a fonte.

O fórum visa também apresentar oportunidades de investimento na Líbia e reforçar contactos e a coordenação entre empresários líbios e seus colegas noutros países do mundo, precisaram os organizadores do evento.

Um dos eixos da reunião é o quadro legal, financeiro e logístico e la lei sobre o investimento  na Líbia e diferentes formas de parceria entre empresas tunisinas e multinacionais na Líbia.

A indústria alimentar, o comércio, a saúde e a construção bem como as obras públicas constituem  os principais setores identificados pelo fórum.

Nele participam 250 empresários tunisinos e 150 dos seus colegas líbios, bem como numerosas empresas locais e estrangeiras.

A Líbia foi, antes dos acontecimentos de 2011, um parceiro africano e árabe da Tunísia,com a qual trocas ultrapassaram anualmente os dois biliões de dólares americanos, enquanto mais de dois milhões de Líbios visitavam anualmente a Tunísia, assinala-se.

Mas, as insurreições iniciadas em fevereiro de 2011 nos dois países, as chamadas « Primaveras Árabes», mergulharam a Líbia no caos de segurança e na anarquia política grave, afetando diretamente interesses comuns dos países da região.

As trocas comerciais entre a Tunísia e Líbia registaram uma diminuição de mais de 75 porcento nos últimos anos, devido ao bloqueio total das atividades de mais de 100 empresas tunisinas que atuavam totalmente no mercado líbio.

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD  17abril2018

17 Abril 2018 12:26:21


xhtml CSS