Túnis acolhe fórum económico africano

Túnis, Tunísia (PANA) - A capital tunisina, Túnis, acolhe terça e quarta-feiras, o Fórum Económico Africano, para prospetar novas oportunidades de investimentos e de parceria com os países do continente, nomeadamente, os da África Subsariana, soube-se segunda-feira de fonte próxima dos organizadores.

O fórum é organizado sob a égide do Ministério Tunisino do Comércio, com a participação do Banco Árabe de Desenvolvimento Económico em África (BADEA), da Agência de Cooperação Técnica Alemã e da Sociedade Internacional Islâmica de Financiamento do Comércio.

O evento visa garantir uma melhor complementaridade política e económica em África, para aproveitar o acrescimento do comércio e das trocas entre os países do continente e reforçar a cooperação Sul/Sul.

Participam no fórum, 38 países, 200 responsáveis africanos e 800 participantes que vão centrar as suas interações em cinco setores.

Trata-se dos setores da construção e obras públicas, um mercado próspero face a uma comunidade urbana africana que vai duplicar até 2020; e das tecnologias de informação e comunicação, ao serviço do desenvolvimento africano sustentável.

Os outros setores são os do ensino superior em África, cobrindo a problemática do desemprego dos diplomados e afalta de mão-de-obra qualificada; da agricultura, incluindo os subsetores agroalimentar e das cadeias de valor agrícola bem como o processo de desenvolvimento em África; e ainda da saúde em África, para novos modelos.

O ministro tunisino do Comércio sublinhou, segunda-feira, numa declaração feita numa rádio local, que a organização do fórum se insere no quadro do reforço e desenvolvimento das relações entre a Tunísia e o resto do continente.

Segundo ele, a Tunísia quer duplicar as suas exportações para África de três biliões de dinares tunisinos (1,25 biliões de dólares americanos) para seis biliões de dinares (2,5 biliões de dólares americanos) em 2020.

-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 23abril2018

23 Abril 2018 17:28:54


xhtml CSS