Tripoli designado capital árabe de imprensa para 2019-2020

Trípoli, Líbia (PANA) - A cidade capital líbia, Tripoli, acaba de ser adotada como a capital dos média árabes para o período 2019-2020, soube-se de fonte segura no local.

A decisão foi tomada quarta-feira pelo Conselho dos Ministros Árabes da Informação no final da sua 49ª reunião ordinária em Tripoli.

O Conselho também decidiu designar Riad, na Arábia Saudita, como a capital dos média árabes para o período 2018-2019.

"Esta escolha foi reforçada pelo regresso da estabilidade à capital, em apoio aos esforços para se consolidar a estabilidade em todo território da Líbia. Isso assenta sobre nós a responsabilidade da solidariedade, da colaboração e da sinergia para que a Líbia esteja à altura do evento", lê-se no comunicado.

O Conselho Presidencial do Governo de entendimento Nacional líbio agradeceu a todos os membros da Liga dos Estados Árabes a confiança que os levou a votarem por unanimidade esta resolução.

O Conselho Presidencial convocou todos os Líbios de todas as denominações e filiações a envidarem cada vez mais esforços para a Líbia.

O setor da informação desenvolveu-se de maneira substancial desde a revolução de 2011 iniciado em fevereiro e que, seis mais tarde, derrubou o então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder ditatorial, com a criação de novos jornais, canais de televisão, rádios e sites eletrónicos.

Mas essa multidão deu origem à desordem e cacofonia, devido à falta de profissionalismo dos jornalistas.

Posicionando-se no 162º lugar no índice mundial da liberdade de imprensa 2018, a Líbia constitui um lugar hostil para profissionais de informação, que exercem o seu trabalho com o correndo o risco das suas vidas e em condições perigosas.

-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 11maio2018



11 Maio 2018 12:39:47


xhtml CSS