Tripoli alberga mini-cimeira sobre Darfur

Tripoli- Líbia (PANA) -- O guia líbio Muamar Kadafi anunciou quarta-feira em Tripoli que a mini-cimeira africana sobre Darfur terá lugar nesta capital líbia na próxima segunda-feira.
Kadafi falava diante da população da província oeste-sudanesa de Darfur, de representantes rebeldes dos Movimentos da Justiça e Igualdade (MJI) e de Libertação do Sudão (SPLA) e de membros da administração civil local.
A cimeira que vai agrupar a Líbia, o Egipto, o Sudão, o Tchad e a Nigéria estava inicialmente prevista para Charm El-Cheikh (Egipto) mas foi finalmente transferida para Tripoli.
Os observadores estimam que a organização da cimeira em causa em Tripoli assegura grandes oportunidades de sucesso visto que Kadafi acompanha o dossier da crise de Darfur desde o seu desencadeamento e goza de aceitação junto de todas as partes interessadas, designadamente, o governo, os dignitários tribais e os movimentos rebeldes da província.
A primeira mini-cimeira africana baptizada por "cimeira dos cinco" decorrida igualmente em Tripoli, em Outubro de 2004, mandatou o líder Kadafi empreender contactos com todas as partes em conflito para alcançar uma solução duradoura para a crise de Darfur, longe de qualquer ingerência estrangeira.

12 Maio 2005 09:59:00




xhtml CSS