Agência Panafricana de Notícias

Tribunal sul-africano rejeita pedido de liberdade condicional de pedófilo

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Um tribunal sul-africano rejeitou o pedido de Bob Hewitt, antigo campeão de Wimbledon de ténis condenado à pena de prisão por pedofilia, para converter a sua pena em prisão domiciliária.

De 78 anos de idade, ele foi condenado a seis anos de prisão pela violação de adolescentes e pela agressão sexual de uma outra, quando era seu treinador em Joanesburgo, nos anos 1980 e 1990.

Ele está a cumprir a sua pena na cadeia de St Alban, na província do Cabo Oriental. Há dois meses, ele pediu a liberdade condicional depois de passar dois anos de prisão.

O escritório de advogados Eversheds Sutherland, que representa as vítimas, confirmou que o pedido foi rejeitado depois de as vítimas apresentarem as suas observações na Comissão das Liberdades Condicionais.

Várias organizações que lutam contra abusos a menores das quais a Homens e Mulheres contra Abusos a Crianças, a Fundação Teddy Bear, o Fórum para Advocacia a favor da Justiça para Crianças e a Fundação Reeva Steenkamp, também se insurgiram contra o mesmo pedido.

A realização mais importante de Hewitt foi vencer todos os títulos em dupla do Grand Slam, tanto em duplas masculinas como em duplas mistas (Open dos Estados Unidos, Wimbledon, Open da Austrália, Open francês) e de estar no centro do único título da Taça Davis ganha pela África do Sul, em 1974.

Esta última vitória foi, no entanto, controversa, e a Índia boicotou a final devido ao regime do Apartheid.

Robert Anthony John Bob Hewitt nasceu na Austrália mas jogou como sul-africano no circuito mundial de tênis. No ano de 1977, chegou a ser top 4 do ranking mundial masculino entre os duplistas.

Nas décadas de 1960 e 1970, Bob Hewitt venceu 15 torneios do Grand Slam como duplista, sendo que nove desses títulos foram em duplas e os outros seis em duplas mistas.

Além dos 15 títulos, foi por cinco vezes vice-campeão de torneios do Grand Slam como duplista, sendo que quatro desses vice-campeonatos foram em duplas e um em duplas mistas.

Depois de se aposentar profissionalmente do circuito mundial de ténis, Bob Hewitt foi professor de ténis de 1980 a 1990.

Foi condenado em maio de 2015, por duas violações e um assédio sexual ocorridos na década de 1980. Antes da sentença, Hewitt apelou para o tribunal levar em consideração os seus problemas de saúde pois sofreu um AVC em 2010 e um ataque cardíaco em 2011.

Em abril de 2016, a organização do Hall da Fama do Ténis excluiu-o do título e foi a primeira vez na história que tal aconteceu.

De igual modo, ele não aparece mais na lista dos homenageados no museu do Ténis, em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos.

-0- PANA CU/VAO/MTA/BEH/FK/IZ 25nov2018