Tribunal Constitucional valida resultados das presidenciais no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Tribunal Constitucional do Mali validou os resultados da primeira volta das eleições presidenciais de 29 de julho passado, que colocam o Presidente cessante, Ibrahim Boubacar Keïta, e o líder da oposição, Soumaila Cissé, na segunda volta do escrutínio a realizar-se a 29 deste mês.

De acordo com os resultados finais proclamados, quarta-feira, pelo Tribunal Constitucional, o Presidente Keita e o opositor e líder do partido União para a República e a  Democracia (URD), Soumaïla Cissé, lideram a primeira volta com 41, 70 porcento e 17,78 porcento dos votos, respetivamente.

Os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Territorial, organizador da votação, atribuíam 41,42 porcento a Ibrahim Boubacar Kéita e 17,7 porcento a Soumaïla Cissé.

Em 2013, os dois candidatos  defrontaram-se também na segunda volta, tendo Ibrahim Boubacar Keita vencido a eleição com mais de 77 porcento dos votos.

Terça-feira, durante uma reunião na capital maliana, cerca de vinte candidatos à eleição presidencial de 29 de julho rejeitaram os resultados provisórios proclamados pelo Ministério da Administração Territorial, acusando o campo do presidente candidato, entre outros, de "enchimento de urnas, fraude maciça e compra de consciências".

-0- PANA GT/BEH/DIM/IZ 09agosto2018

09 Agosto 2018 11:02:38


xhtml CSS