Três novas universidades emergem no Níger

Niamey, Níger (PANA) – O Níger acaba de se dotar de três novas universidades em Zinder, Maradi e Tahoua que abriram as suas portas esta semana, descongestionando assim a única Universidade de Niamey cujas capacidades de acolhimento estão insuficientes desde há mais de uma década, soube a PANA nesta quinta-feira de fonte oficial.

Segundo o ministro dos Ensinos Secundário, Superior e Pesquisa Científica, Mahamane Laouali Dan Dah, as três novas universidades são todas nacionais e não filiais da Universidade de Niamey.

"Melhor dizendo, as três novas universidades começam a funcionar com uma potencialidade mais importante do que a de Niamey que não possuia faculdades atuais aquando da sua criação em 1971", sublinhou.

Na sua ótica, quando um país tem várias universidades, ele rompe a lógica de monopolização da instituição e do saber e favorece a competição, cria uma sana emulação.

Ele disse desejar que cada uma das universidades nacionais se adaptasse ao seu contexto e seu tempo, evoluisse no seu ambiente como um peixe na água.

-0- PANA AH/TBM/IBA/CJB/DD   24fev2011

24 Fevereiro 2011 18:48:44


xhtml CSS