Agência Panafricana de Notícias

Trabalhadores das telecomunicações ameaçam greve no Egito

Cairo, Egito (PANA) – Os trabalhadores da Telecom Egypt (TE), única operadora de telefonia fixa do país, ameaçaram observar uma greve nacional que poderá perturbar os serviços de Internet e de telefone, se o seu pedido de despedimento da equipa de direção não for satisfeito.

Atualmente, em sinal de greve de « advertência », as linhas dos serviços de assistência telefónica e do anuário não funcionam.

Os trabalhadores reclamam pela demissão do presidente diretor-geral (PDG) da companhia e de todo o Conselho de Administração, que eles acusam de corrupção e de ter causado perdas financeiras à companhia.

Eles pedem igualmente a libertação de cinco dos seus colegas presos recentemente por terem tomado como refém o PDG durante 21 horas numa das agências da companhia no Cairo.

A TE, que conta cerca de 10 milhões de assinantes e cerca de 55 mil empregados, declarou domingo, num comunicado, que o trabalho decorria « normalmente », sublinhando que nenhuma greve estava em curso.

A TE fornece 70 porcento do serviço Internet no Egito e a empresa é a única provedora dos serviços internacionais.

A direção da companhia rejeitou todas as acusações de corrupção e instou os que tiverem provas da corrupção administrativa e financeira do Conselho de Administração a apresentá-las ao procurador-geral.

-0- PANA MI/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 17out2011