Tony Kicanga quer defender título mundial de boxe em Angola

Luanda, Angola (PANA) - O pugilista angolano António "Tony" Kicanga anunciou a intenção de defender em Luanda, em novembro ou dezembro próximo, o seu título mundial do Conselho Universal de Boxe (UBC) na categoria de 82 quilogramas (meio-pesado).

Falando à imprensa quarta-feira no final de um encontro com o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, o campeão mundial disse que a intenção de discutir em Angola o título conquistado em junho passado em Portugal se deve ao facto de poder contar com o apoio do público, o que aumenta as probabilidades de vencer.

"A Cidadela (estádio nacional em Luanda) é para mim uma catedral, defendi duas vezes o título mundial, na categoria da Associação Mundial de Boxe Transcontinental (TWBA) e venci. Espero voltar a fazê-lo numa categoria diferente", frisou, explicando que precisa defender o troféu três vezes para ficar definitivamente na sua posse.

Tony Kicanga, de 39 anos de idade, indicou que o seu adversário deverá sair dos 10 melhores do ranking mundial.

No encontro com o ministro, o atleta residente em Portugal desde 1990 apresentou os seus cinturões (TWBA e UBC) e exprimiu preocupações de ordem financeira e habitacional, realçando que gostaria se instalar em Angola no próximo ano.

"Sempre representei o país, mas quando venho não tenho onde ficar. Por isso, gostaria que o Estado angolano me ajudasse", acrescentou o pugilista do Health Club de Portugal.

Tony Kicanga já havia discutido o título em 2008 e 2009, mas perdeu frente ao Polaco Kostic e o Dinamarquês Andrei Zaahs.

Durante a sua carreira, o pugilista angolano militou em Portugal no Clube Desportivo de Algês, em Lisboa, no Boavista e no FC do Porto, antes de ingressar no Health Club.

Conquistou os títulos de campeão de boxe em Angola em 1989 e em Portugal em 1993-1994 e 1995. Foi ainda vice-campeão do mundo hispano em 1996, vencedor da medalha de bronze nos Jogos Pan-africanos em 1995, no Zimbabwe, e de ouro em Joanesburgo em 1998.

Tony Kicanga defendeu 12 vezes o título da TWBA com êxito e foi eleito atleta do ano em Angola em 2002, terceiro atleta do ano em África e está entre os melhores pugilistas do mundo.

-0- PANA TON/TON 28jul2011

28 Julho 2011 12:40:19


xhtml CSS