Togo prevê vacinar mais de um milhão e 694 mil crianças contra poliomielite

Lomé, Togo (PANA) – A segunda fase das jornadas nacionais de imunização contra a poliomielite, que termina este domingo, deverá permitir ao Togo vacinar um milhão 694 mil 209 crianças menores de cinco anos de idade, soube a PANA de fontes oficiais.

Devido à descoberta de casos de polio « vírus selvagens » na Côte d'Ivoire e a movimentos de populações entre este país e o Togo, « duas equipas de vacinadores foram posicionadas na zona fronteiriça entre o Togo e o Gana por onde transitam principalmente refugiados ivoirienses.

Esta campanha, que se realiza com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), baseia-se no avanço da tecnologia da informação e da comunicação para atingir a maioria do público alvo.

No mesmo contexto,  duas operadoras de telefonia móvel, designadamente Togocel e Moov,  foram solicitadas para mobilizar a população, ao enviar mensagens SMS sobre a campanha a todos os seus assinantes.

O Togo, que tinha sido declarado lindemne do poliovírus selvagem  autóctone em 2007, registou no entanto nove casos deste vírus em finais de 2008 e no início de 2009.

O Governo togolês, com o apoio do UNICEF e da OMS, decidiu organizar  anualmente duas campanhas nacionais de imunização contra esta patologia a fim de a erradicar definitivamente.

-0- PANA FAA/SSB/FK/DD 1maio2011

01 Maio 2011 10:10:26




xhtml CSS