Togo otimizar utilização das TIC

Lomé, Togo (PANA) – Um seminário de validação do documento da declaração de política setorial e do projeto de lei sobre as comunicações eletrónicas está a realizar-se em Lomé com vista a melhorar os serviços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), constatou a PANA no local.

Os grandes eixos deste seminário envolvem  o reforço do quadro regulamentar e da regulação, a redinamização dos mercados, o desenvolvimento das infraestruturas e o reforço da utilização das TIC.

No Togo, menos de quatro porcento da população têm acesso à Internet contra 30 porcento para a média internacional, e apenas 38 porcento utilizam o telefone celular.

Para colmatar este défice, o país quer atingir, até 2015, pelo menos 15 porcento de utilizadores de Internet e elevar o número de assinantes da telefonia celular de 38 para 60 porcento.

O país possui mais de um milhão de assinantes de telefonia móvel contra cerca de 200 mil assinantes para a telefone fixa.

O Togo é um dos países onde as telecomunicações são extremamente caras, mas o ano de 2010 conheceu uma diminuição de 39 porcento no custo das chamadas da rede fixa para o telefone móvel,  69 porcento nas comunicações internacionais e 44 porcento nas chamadas intrarredes.

O Togo dispõe de duas operadoras de telefonia móvel (uma parapública e uma privada) e duma empresa pública de telefonia fixa, lembre-se.

-0- PANA FAA/AAS/FK/IZ 04março2011

04 Março 2011 17:58:47


xhtml CSS