Agência Panafricana de Notícias

Togo e Gabão avaliam situação de segurança e terrorismo em África

Lomé, Togo (PANA) – O Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, examinou quinta-feira, em Lomé, com o seu homólogo togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, a situação da segurança e da luta contra o terrorismo em África, segundo fonte oficial.

Ali Bongo Ondimba é atualmente o presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), enquanto Faure Essozimna Ganssingbé preside à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Durante o encontro, os dois líderes manifestaram a sua intenção de levar a cabo ações contra a violência semeada pelo terrorismo no continente.

“Muitos dos nossos países estão confrontados com o problema do terrorismo. Tudo isso tem um impacto no desenvolvimento das nossas duas regiões. São questões de inquietação para nós todos. Discutimos sobre a melhor forma para as nossas duas regiões se juntarem na luta contra este flagelo”, confiou o Presidente Ali Bongo à imprensa.

Faure Gnassingbé defende que o flagelo do terrorismo deve ser « combatido num quadro internacional », e que a CEEAC e a CEDEAO têm interesse em cooperar.

Além da questão do terrorismo, os dois chefes de Estado analisaram as relações de cooperação entre os seus dois países e a cooperação Sul-Sul, nomeadamente entre a CEEAC e a CEDEAO.

A visita de Ali Bongo Ondimba, lembre-se, é o primeiro do chefe de Estado gabonês ao Togo.

-0- PANA FAA/TBM/FK/IZ 14julho2017