Togo e Benin assinam memorando de entendimento para controlo de espaço aéreo comum

Lomé, Togo (PANA) - O Togo e o Benin assinaram acabam de assinar um memorando de entendimento para a busca e o salvamento das aeronaves em perigo entre os dois países, soube a PANA de fontes seguras esta segunda-feira em Lomé.

O convênio foi rubricado pelo diretor da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) do Togo, o coronel Gnama Latta, e pelo seu homólogo do Benin, Bertin Lyani.

O memorando de entendimento assinado pelas duas agências define como os dois países podem trabalhar para harmonizarem textos e sistemas de segurança da navegação aérea e melhorar a segurança para o bem dos viajantes segundo as normas da Organização da Aviação Civil (OACI).

A reunião, segundo as autoridades aeroportuárias togolesas, foi alargada às ANAC do Níger e do Burkina Faso, países próximos do Benin e do Togo.

Ela visa, além disso, a mutualização dos meios e dos recursos para uma intervenção em caso de problemas de segurança.

Desde a 25 de junho último, o Togo e o Benin começam a controlar o seu espaço aéreo depois de mais de 70 anos de gestão pelo Gana, país vizinho do Togo.

O memorando de entendimento permitiu a estes dois países discutirem questões multilaterais que afetam a segurança e harmonização dos textos que regem os serviços da navegação aérea, precisam as autoridades aeroportuárias do Togo.

-0- PANA FAA/BEH/MAR/DD 16nov2015

16 Novembro 2015 21:12:42




xhtml CSS