Togo acolhe fórum internacional sobre liderança feminina

Lomé, Togo (PANA) – A capital togolesa vai albergar, de 30 deste mês a 5 de agosto próximo, um fórum internacional sobre a liderança feminina sob o lema “Que Liderança Feminina para uma África Emergente”,  soube a PANA esta segunda-feira de fontes próximas dos organizadores em Lomé.

Iniciado pelo Círculo de Iniciativas de Cidadanias para o Desafio e Mudança em África (CICCA), uma organização da sociedade civil, em colaboração com o Instituto do Direito de Inspiração e Expressão Francesas (IDEF-Togo),  o fórum tem por objetivo levantar a problemática da liderança feminina e a sua contribuição para uma África emergente.

Painéis, trabalhos em plenárias,  laboratórios de ideias relativas à liderança  estão previstos neste encontro no qual participarão várias líderes do continente africano e da Europa.

Ao lado de homens, elas vão refletir, entre outros subtemas, sobre « mulheres, direitos e realidades », « a mulher líder nas sociedades africanas emergentes », e « contribuição da mulher  para o desenvolvimento socioeconómico em África ».

"Queremos reunir as mulheres e os homens que adquiriram  uma certa liderança, uma certa notoriedade nas suas atividades socioprofissionais diversas, para interagir com as suas personalidades", precisou o presidente do CICA, Sylvain Mensah-Attoh.

Segundo ainda Mensah-Attoh, pretende-se obter uma pista de reflexão para lançar um certo número  de resoluções e de via comum para levar a liderança feminina "a um direito de concretização e de realização para a emergência que os países africanos almejam".

O fórum vai encerrar com a criação dum Oservatório sobre a Liderança Feminina e a instituição dum « Prémio Africano da Mulher », para recompensar as mulheres que se distinguem em ações a favor do desenvolvimento do continente.

-0- PANA FAA/JSG/FK/IZ 25julho2016

25 Julho 2016 17:28:41


xhtml CSS