Togo acolhe 10ª conferência da Assembleia Parlamentar da Francofonia

Lomé, Togo (PANA) - A 10ª Conferência da Região África da Assembleia Parlamentar da Francofonia (APF) abriu esta quinta-feira, em Lomé, na presença de vários líderes parlamentares nacionais, soube a PANA de fontes oficiais em Lomé.

Da agenda do encontro constam questões relacionadas à cooperação interparlamentar entre os Estados-membros da APF, a situação política e social no mundo francófono e a revisão da agenda da próxima Assembleia Regional  África a decorrer em maio próximo, em Cabo Verde.

Participam na conferência vários Presidentes de Assembleia Nacional da África Ocidental e Central.

"Vamos discutir sobre questões muito importantes, como o desenvolvimento da democracia, a proteção das liberdades individuais e coletivas, a criação e  o reforço  do Estado de Direito, o crescimento e a segurança das nossas populações", declarou Moustapha Niasse, presidente da Assembleia Nacional do Senegal, que está desde terça-feira em Lomé.

Além de Moustapha Niasse, também está na capital togolesa o presidente do Parlamento ivoiriense, Guillaume Kigbafori Soro, e outros homólogos seus das regiões ocidental e central de África.

Entre outras, a Assembleia Parlamentar da Francofonia tem como prerrogativas e missões adotar resoluções sobre temas de interesse para a comunidade francófona no plano político, económico, social e cultural.

-0- PANA FAA/BEH/DIM/IZ 16março2018

16 march 2018 05:18:27




xhtml CSS