Tiros ouvidos em Abidjan na comuna de Yopougon

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Tiros de armas pesadas foram ouvidos segunda-feira de manhã em Yopougon, comuna favorável a Laurent Gbagbo, segundo testemunhas.

Os disparos provinham do sul de Yopougon, nomeadamente em redor da residência do chefe do Estado-Maior-General das Forças de Defesa e Segurança, fiéis a Laurent Gbagbo, o general Philippe Mangou.

Segundo testemunhas contactadas por telefone, estas fortes deflagrações começaram de madrugada para parar por volta das  08:30 horas locais e TMG.

Tratar-se-ia de trocas de tiros entre insurgentes e soldados pró-Gbagbo que guardam a residência do general Mangou,  o que criou o pânico no seio da população de Yopougon refugiada nas suas casas.

A calma voltou pouco depois, mas o medo apoderou-se dos trabalhadores que não querem afastar-se das suas casas para os locais de trabalho.

« Esperamos ver se a acalmia vai continuar antes de sair e pensar em ir ao trabalho. É preciso que se tenha a certeza de que tudo vai bem antes de sair”, sublinha Eva Galou, uma professora.

A crise em torno da pasta presidencial entre Alassane Ouattara, presidente proclamado e apoiado pela comunidade internacional, e Laurent Gbagbo, presidente cessante que reivindica a sua reeleição com base em resultados certificados pelo Conselho Constitucional, prossegue com violência no país.

As populações, receando uma guerra civil, estão a fugir da capital para as suas aldeias.

-0- PANA GB/JSG/MAR/IZ 14março2011

14 Março 2011 11:30:02




xhtml CSS